Quem sou eu

Minha foto
São Carlos (cidade natal), SP, Brazil
Sou formada em Psicologia pela UFU em 1996, fiz Aprimoramento Profissional em Psicologia Hospitalar pela PUC/Camp em 1998, formação de Educadora Perinatal pelo Grupo de Apoio à Maternidade Ativa em 2004, e Curso de Extensão em Preparação Psicológica e Física para a Gestação, Parto, Puerpério e Aleitamento pela UNICAMP em 2006, onde neste mesmo ano, participei da palestra "Dando à luz em liberdade - Parto e Nascimento como Evento Familiar" com a parteira mexicana Naolí Vinaver Lopez. O que é uma doula? Uma mulher experiente que serve (ajuda)outra mulher durante o trabalho de parto e o pós-parto. Fui doula por 18 anos. Sigo agora como psicóloga atendendo em consultório particular na Vila Prado em São Carlos-SP Contato: vaniacrbezerra@yahoo.com.br (16) 99794-3566

domingo, 13 de junho de 2010

Feliz aniversário Manuuuuuuuuuuuuuuu!

Hoje faz três anos que nasceu a Emanuelle da Adriana - a Manú.

Hoje faz 3 anos que São Carlos começou a se tornar um lugar bem melhor para se nascer. Nascimentos com respeito, com condutas baseadas na MBE (Medicina Baseada em Evidências) começaram a se tornar mais frequentes, mais frequentes, mais frequentes... graças às asas da borboleta Adriana, sua primeira filha, a Sophia, e depois a Andréia com a Laura e sua peregrinação atrás de um VBAC - 8 meses depois de uma redução de estômago.

Então, num belo dia 13/06 nos reunimos, eu e Andréia, à Adriana prestes à dar à luz à Manú.

Um lindo dia, de céu azul como os olhos da Adriana, em que permanecemos confiantes como estava a Adriana confiante em sua capacidade de parir. E foi um lindo nascimento, muito tranquilo. Manú chorou forte antes mesmo de ter saído completamente, como que para nos dizer: "está tudo bem".

Graças à esse nascimento tudo começou a mudar em São Carlos. Graças à força da Adriana em se indignar contra o tratamento ao qual ela seria condenada, e dizer com todas as letras: EU NÃO VOU TER MINHA FILHA DO JEITO TRADICIONAL, NÃO VOU PERMITIR QUE ME DEITEM E ME AMARREM, NÃO QUERO EPISIOTOMIA, NÃO QUERO QUE EMPURREM MINHA BARRIGA, NÃO QUERO QUE ME MANDEM FAZER FORÇA DE COCÔ, NÃO QUERO QUE PINGUEM O COLÍRIO NELA, NÃO QUERO QUE SEJA DADA UM INJEÇÃO SE HÁ POSSIBILIDADE DE DAR A MESMA SUBSTÂNCIA VIA ORAL, E PRINCIPALMENTE NÃO QUERO QUE A SEPAREM DE MIM COMO FIZERAM COM A SOPHIA!

Não estou dizendo que todos os casais deveriam fazer as mesmas opções, que fique bem claro. O que estou dizendo é que é preciso fazer suas próprias opções e pegar as rédeas do parto nas próprias mãos. O parto é seu. Não é do médico nem da instituição. (A não ser que você seja do tipo que diz que se qualquer coisa der errado você vai processar todo mundo. Aliás quem fala isso ainda não entendeu nada, nem de partos nem da vida...).

Adriana fez suas escolhas e foi ser feliz. Devemos a ela muitas homenagens. E à Manú por ter vindo ser a capitã do time dos bebês da região nascidos em casa!

Beijos Manú! PARABÉNS!



Neste link vocês podem ver o post da Adriana sobre o aniversário da Manú!
http://www.minhasdocesmeninas.blogspot.com/

3 comentários:

  1. Aiii que lindo Vânia!
    Como eu queria poder voltar em 2007 e reviver cada segundo daquela manhã de quarta feira...

    Obrigada por ter me ajudado a ter esse dia tão lindo na minha vida Vâ! Obrigada por estar comigo lá, sempre...
    Amo vc viu!

    ResponderExcluir
  2. Também amo você bonitona! E agradeço sempre a Deus por nos ter colocado na mesma rota! Beijos!

    ResponderExcluir
  3. Eu tb estava lá e sempre fico muito feliz ao lembrar de como foi maravilhoso ver a Manu vindo para os braços da Dri...

    Parabéns a Manu e a Dri, sempre...

    Me sinto MUITO orgulhosa de ter feito parte disso tudo...

    ResponderExcluir