Quem sou eu

Minha foto
São Carlos (cidade natal), SP, Brazil
Sou formada em Psicologia pela UFU em 1996, fiz Aprimoramento Profissional em Psicologia Hospitalar pela PUC/Camp em 1998, formação de Educadora Perinatal pelo Grupo de Apoio à Maternidade Ativa em 2004, e Curso de Extensão em Preparação Psicológica e Física para a Gestação, Parto, Puerpério e Aleitamento pela UNICAMP em 2006, onde neste mesmo ano, participei da palestra "Dando à luz em liberdade - Parto e Nascimento como Evento Familiar" com a parteira mexicana Naolí Vinaver Lopez. O que é uma doula? Uma mulher experiente que serve (ajuda)outra mulher durante o trabalho de parto e o pós-parto. Fui doula por 18 anos. Sigo agora como psicóloga atendendo em consultório particular na Vila Prado em São Carlos-SP Contato: vaniacrbezerra@yahoo.com.br (16) 99794-3566

terça-feira, 2 de março de 2010

Manifestação em prol da Lei 11.108 em São Carlos

Integrantes do grupo Gestar Bem Interior - SP irão participar na próxima semana de uma manifestação denunciando o descumprimento à Lei Federal 11.108/05, que vem sendo chamada de "Lei do Acompanhante durante o trabalho de parto".

Essa lei garante o direito das mulheres em Trabalho de Parto, Parto e pós-parto imediato (24 horasapós o nascimento do bebê), de terem junto de si um acompanhante de sua escolha, independentemente de sexo, idade, religião, cor, escolaridade ou parentesco com a parturiente. O fundamental é que seja alguém em quem ela confie.Apesar dessa lei ser de 2005, e de ter sido dado prazo até junho de 2006 para que os hospitais-maternidade fizessem as adaptações necessárias, ela continua sendo descumprida até hoje.

A manifestação está sendo organizada pela "Parto do Princípio - Mulheres em Rede pela Maternidade Ativa", e terá representantes em diversas cidades do país, incluindo várias capitais.

www.partodoprincipio.com.br

Desta vez a ação acontecerá também em São Carlos, através de sua representante Vânia Cristina Rondon Bezerra (tels: (16) 3375-1648 e 9794-3566. Serão distribuídos panfletos informando a população sobre a lei e onde podem ser obtidas mais informações para fazê-la valer. As panfletagens vão ocorrer durante a Caminhada e o Dia Lilás Na Praça, no dia 06/08 às 8:30h - início da caminhada na praça Santa Cruz, seguindo até o calçadão da General Osório.


No dia 08/03 nova panfletagem , das 15h00 às 17h00 em frente ao Mercado Municipal de São Carlos. Neste mesmo dia - 08/03 - será entregue uma representação junto ao Ministério Público Federal, solicitando que o descumprimento da lei em São Carlos e cidades próximas seja verificado, e que as providências cabíveis sejam tomadas. A mesma representação também será entregue em várias cidades do país, cada uma com as denúncias próximas à sua localidade.

Gostaría, se for possível, que o tema seja incluído na pauta do Dia Internacional da Mulher, ou dentro deste mês.

Muito obrigada pela atenção.

Vânia C. R. Bezerra
__________________________________

Observações que podem ser relevantes:

O grupo Gestar Bem Interior mantêm uma lista de discussão sobre os temas ligados ao parto humanizado, amamentação e primeiros cuidados com o recém-nascido, e atualmente conta com 126 participantes.

http://br.groups.yahoo.com/group/gestarbeminterior-sp/

Em São Carlos existe também um Grupo de Apoio ao Parto Natural, com participação de psicólogas, doulas, uma obstetra e uma enfermeira obstetra. São realizadas reuniões gratuitas, quinzenalmente. A próxima reunião será no dia 09/03 às 19h30, no CEO - Centro de Especialidades Odontológicas - Rua 09 de julho, 1615 Centro São Carlos - SP, e terá como tema o "O Parto Humanizado e o Parto sem Violência". Mais informações pelo telefone 3375-1648.

Nenhum comentário:

Postar um comentário