Quem sou eu

Minha foto
São Carlos (cidade natal), SP, Brazil
Sou formada em Psicologia pela UFU em 1996, fiz Aprimoramento Profissional em Psicologia Hospitalar pela PUC/Camp em 1998, formação de Educadora Perinatal pelo Grupo de Apoio à Maternidade Ativa em 2004, e Curso de Extensão em Preparação Psicológica e Física para a Gestação, Parto, Puerpério e Aleitamento pela UNICAMP em 2006, onde neste mesmo ano, participei da palestra "Dando à luz em liberdade - Parto e Nascimento como Evento Familiar" com a parteira mexicana Naolí Vinaver Lopez. O que é uma doula? Uma mulher experiente que serve (ajuda)outra mulher durante o trabalho de parto e o pós-parto. Fui doula por 18 anos. Sigo agora como psicóloga atendendo em consultório particular na Vila Prado em São Carlos-SP Contato: vaniacrbezerra@yahoo.com.br (16) 99794-3566

quarta-feira, 17 de março de 2010

Humanizando a Assistência ao Parto

Integrando a programação do Mês da Mulher a Prefeitura Municipal de São Carlos promoverá, no próximo domingo, dia 21/03, a apresentação do documentário "Humanizando a Assistência ao Parto", com presença da autora, Dra. Melânia Amorim.

Resumo: Dra. Melania ficou chocada ao se deparar com o modelo tecnocrático vigente na Maternidade onde ela seria professora de Obstetrícia. Integrando uma equipe interdisciplinar, ela passa a seguir os 10 passos recomendados pela Organização Mundial de Saúde, literalmente resgatando mulheres que seriam "condenadas" a receber tratamentos invasivos e classificados como inadequados pela OMS, como o parto com a mulher deitada e amarrada, dando a elas condições de terem seus partos de forma tranquila, e recebendo assistência baseada em evidências científicas.

Assista a um documentário sobre este projeto, e veja como entre julho de 2007 e maio de 2009, sua equipe atendeu 176 gestantes em trabalho de parto, sendo 190 nascimentos (4 mulheres esperando gêmeos), e alcançou 87,3% de partos naturais, 91,9% de partos vaginais, 50,8% sem laceração de períneo, e 70,8% sem necessidade de suturar (dar pontos), com 95% de satisfação materna.

Em tempo: O Brasil apresenta indíce de cesáreas de 81% no setor particular, chegando a 95% em alguns hospitais.

Domingo, dia 21/03, às 10h00 no Auditório Bento Carlos, no Paço Municipal em São Carlos, Rua Episcopal 1575 - Centro, às 10h00, aberto ao público em geral, entrada franca.

Logo após a apresentação do documentário será aberta uma roda de conversa sobre o mesmo, com a presença da própria Dra. Melânia. Veja mais sobre a autora em:

http://guiadobebe.uol.com.br/parto/dra_melania_amorim.htm

Nenhum comentário:

Postar um comentário