Quem sou eu

Minha foto
São Carlos (cidade natal), SP, Brazil
Sou formada em Psicologia pela UFU em 1996, fiz Aprimoramento Profissional em Psicologia Hospitalar pela PUC/Camp em 1998, formação de Educadora Perinatal pelo Grupo de Apoio à Maternidade Ativa em 2004, e Curso de Extensão em Preparação Psicológica e Física para a Gestação, Parto, Puerpério e Aleitamento pela UNICAMP em 2006, onde neste mesmo ano, participei da palestra "Dando à luz em liberdade - Parto e Nascimento como Evento Familiar" com a parteira mexicana Naolí Vinaver Lopez. O que é uma doula? Uma mulher experiente que serve (ajuda)outra mulher durante o trabalho de parto e o pós-parto. Fui doula por 18 anos. Sigo agora como psicóloga atendendo em consultório particular na Vila Prado em São Carlos-SP Contato: vaniacrbezerra@yahoo.com.br (16) 99794-3566

terça-feira, 30 de março de 2010

A experiência do Grupo de Apoio ao Parto Natural em São Carlos



Nos dias 19 e 20/03 a Unimed São Carlos patrocinou o I Simpósio de Humanização do Nascimento em nossa cidade. O evento teve lugar na Sociedade Médica e contou com a presença de vários obstetras, algumas pediatras e pelo menos um anestesista. Foram dois dias muito ricos e esclarecedores para aqueles que como nós, ativistas do parto natural, querem melhorar suas práticas profissionais. A mim coube a palestra sobre a Experiência do Grupo de Apoio ao parto Natural em São Carlos. Contei desde quando eu comecei sózinha, até agora, quando realmente somos um grupo. Contei desde quando os relatos de partos bons eram inexistentes em São Carlos, até agora, quando graças às mudanças promovidas pelas mulheres empoderadas, temos partos domiciliares, partos na água, partos no quarto da maternidade... e procurei enfatizar que agora as gestantes sãocarlenses podem escolher o que querem sem ter que pensar naquilo que não querem.

Eu dei um desconto certo? A maternidade ainda precisa melhorar um bocado. Mas quando não queremos ser acusados também não devemos acusar. Se eu disser que nunca errei será mentira. Se eu disser que nunca errei feio será mentira! Portanto, estou pronta para caminhar junto com quem realmente tiver vontade de mudar.

O único desconto que eu não dou é para anestesista que mautrata parturiente. Ele é a excessão, mas os outros ainda não o puseram em seu devido lugar. E nesse caso, quem cala reforça, quem cala consente, quem cala também é culpado. Não basta ser bom. Se o seu nome figura na placa ao lado do torturador, então você também é torturador.

Nenhum comentário:

Postar um comentário