Quem sou eu

Minha foto
São Carlos (cidade natal), SP, Brazil
Sou formada em Psicologia pela UFU em 1996, fiz Aprimoramento Profissional em Psicologia Hospitalar pela PUC/Camp em 1998, formação de Educadora Perinatal pelo Grupo de Apoio à Maternidade Ativa em 2004, e Curso de Extensão em Preparação Psicológica e Física para a Gestação, Parto, Puerpério e Aleitamento pela UNICAMP em 2006, onde neste mesmo ano, participei da palestra "Dando à luz em liberdade - Parto e Nascimento como Evento Familiar" com a parteira mexicana Naolí Vinaver Lopez. O que é uma doula? Uma mulher experiente que serve (ajuda)outra mulher durante o trabalho de parto e o pós-parto. Fui doula por 18 anos. Sigo agora como psicóloga atendendo em consultório particular na Vila Prado em São Carlos-SP Contato: vaniacrbezerra@yahoo.com.br (16) 99794-3566

domingo, 24 de maio de 2009

Início

Buscando contribuir para a re-humanização dos partos na região onde moro - São Carlos/SP - venho trabalhando e estudando há 5 anos. Comecei minha caminhada com a minha própria gestação, quando passei pro alguns percalços, exames aterrorizantes... chorei mais durante a gestação do que tinha chorado antes a vida toda. Com sete meses troquei de médico, e decidi pegar a estrada na hora de parir, porque na cidade onde morava não se cogitava a presença do pai na sala de parto. (Como se todos o bebês daquela cidade fossem filhos de mães solteiras, ou como se eu estivesse vivendo num filme da década de 50, quando a função dos pais era ficar fumando e andando de um lado pro outro na recepção da maternidade!). Recusei-me a viver isso. O pai de meu filho queria estar junto, ver, participar, ajudar... então pegamos a estrada. Viajamos 200Km prá podermos ser atendidos como uma família, e com o devido respeito pelo momento sagrado de parir e nascer. Meu parto foi normal e hospitalar, como planejado. (Eu não tinha acesso a parto domiciliar).

Desde então voltei a ser psicóloga, fiz cursos, dou palestras, e há cinco anos acompanho mulheres em trabalho de parto.

Meus telefones: (16) 34137012 e 9794-3566
e-mail: vaniacrbezerra@yahoo.com.br
---------------------------------------------------------------------

"Para mudar o mundo é preciso primeiro mudar a forma de nascer" Michel Odent

2 comentários:

  1. oi querida!
    ótima idéia criar um blog, nesse mundo de mamíferas plugadas!!
    acho que tinha te falado do meu, não? passa lá, já te linkei pra mulherada que passa por lá te conhecer!
    beijão

    ResponderExcluir
  2. Oi linda! Obrigada por ser mais uma companheira nesta jornada... vou começar a contar minhad doulagens, e já já chego na sua!
    Beijos, beijos.

    ResponderExcluir