Quem sou eu

Minha foto
São Carlos (cidade natal), SP, Brazil
Sou formada em Psicologia pela UFU em 1996, fiz Aprimoramento Profissional em Psicologia Hospitalar pela PUC/Camp em 1998, formação de Educadora Perinatal pelo Grupo de Apoio à Maternidade Ativa em 2004, e Curso de Extensão em Preparação Psicológica e Física para a Gestação, Parto, Puerpério e Aleitamento pela UNICAMP em 2006, onde neste mesmo ano, participei da palestra "Dando à luz em liberdade - Parto e Nascimento como Evento Familiar" com a parteira mexicana Naolí Vinaver Lopez. O que é uma doula? Uma mulher experiente que serve (ajuda)outra mulher durante o trabalho de parto e o pós-parto. Fui doula por 18 anos. Sigo agora como psicóloga atendendo em consultório particular na Vila Prado em São Carlos-SP Contato: vaniacrbezerra@yahoo.com.br (16) 99794-3566

quinta-feira, 12 de outubro de 2023

Viviane e Marcelo na chegada da Laura.





Dia muito especial, dia de celebrar, de agradecer, dia de boas lembranças!



Segunda vez doulando a Viviane. 

A primeira doulagem muito emocionante e a segunda não seria diferente! 


Recebi mensagem na madrugada de sábado que dizia assim: 

- "Meus filhos gostam mesmo de animar os seus fins de semana"! rsrsrsr 

Ela estava com contrações irregulares e havia perdido o tampão. Me chamou pela manhã. Quando cheguei no condomínio havia uma festa no quiosque e o Marcelo me ajudou a encontrar um lugar para estacionar. Entrei e encontrei Vivi na sala, muito tranquila. Conseguiu ainda ficar umas poucas contrações sentada no sofá, mas logo tinha que se levantar a cada uma, então desistiu de sentar. Passou a apoiar as mãos na mesa da sala ou no encosto do sofá durante as contrações, e nos intervalos dava caminhadinhas pela sala e pela cozinha. Tinha conseguido também se alimentar. Logo as contrações foram ficando fortes e bem próximas, então decidimos ir para a maternidade. Marcelo colocou as coisas no carro e nos intervalos das contrações ela perguntava sobre uma coisa ou outra, se já estava no carro. Colocamos uma toalha no banco do carro para proteger caso a bolsa rompesse a caminho do hospital. Marcelo desceu o carro da rampa da garagem para evitar os solavancos, e ajudamos a Vivi ir até o carro, com direito a duas paradas para contrações, uma na porta de casa e uma na porta do carro. Estavam bem próximas mesmo!

Chegamos ao hospital com tranquilidade, apesar de ser sábado de manhã também era feriado, então o transito não chegou a ser problema. 



Na maternidade fomos conduzidas para o quarto enquanto o Marcelo ficava fazendo a ficha de atendimento. A enfermeira pediu para fazer o exame de toque, e eu disse que mesmo que a dilatação estivesse pouca precisávamos levar em conta que era o terceiro parto, portanto mesmo que o número ali fosse "baixo" o nascimento tendia a ser rápido. Vivi aceitou ser examinada e a dilatação estava em 4. Pelo protocolo o recomendado seria voltar para casa. Pois é... um protocolo feito para primeiro parto! Então Vivi disse que preferia ficar e meio a contragosto da enfermeira, ficamos. 

Vivi foi para o chuveiro e não me lembro de ter colocado a banheira para encher porque ela não se sentia muito atraída pela ideia de parto na água, e de qualquer forma eu acreditava que nem daria tempo. 

Ela no chuveiro e em menos de uma hora já estava com puxos, e desta vez ela já conhecia o caminho, estava segura e com inibições colocadas de lado. 

Marcelo chegou com as malas, a ficha de atendimento já tinha virado ficha de internação. Tudo resolvido, ele não saiu mais de perto. 

Chuveiro, massagens nas costas, sorrisos, palavras de incentivo, massagens nos ombros. Marcelo trazia água quando ela pedia, dizia palavras de incentivo e também a fazia dar risadas. E foi assim, no chuveiro e um ambiente de cuidado amoroso que ela começou a ter vontade de fazer força e eu vi a cabeça da bebê começar a aparecer. Pedi ao Marcelo que avisasse a enfermagem. 


Vivi expressou cansaço. Ofereci a banqueta e ela aceitou experimentar porque no segundo parto teve um pouquinho de dificuldade de se ajeitar. Mas desta vez foi mais fácil: o Marcelo sentado na escadinha de dois degraus, atrás dela, e ela sentada na banqueta de parto e apoiada nele, igualzinho tinha sido no nascimento do Pedro. Dr Rogério chegou e sentou-se no chão, na frente dela e só pediu pra ela verticalizar o corpo porque ela estava torta pro lado. 

Tudo ajeitado, reparei que as costas do Marcelo tinham ficado longe da parede. Pedi para alguém da enfermagem alcançar a bola suiça que havia ficado do outro lado do quarto, e encaixamos entre ele e parede para que ficasse ele também com as costas apoiadas, e com o olhar ele nos agradeceu. 


Vivi fazendo força nas contrações, eu enxugando sua testa e abanando às vezes, Marcelo oferecendo golinhos de água e todos mantendo um clima de tranquilidade e cuidados.

E foi assim que a Laura chegou. Direto pro colo, contato pele e pele, linda!

Assim como no nascimento do Pedro, só tiramos fotos após o nascimento.




Aqui manchamos o rosto da pediatra pq não temos autorização dela para uso da imagem. Mas acreditem: o olhar dela estava tranquilo, cuidadoso, amoroso, e ela tinha um sorriso nos lábios. Momento do contato olhos nos olhos da bebê com sua mãe e seu pai, super respeitado. 

Cuidado atento e atenção amorosa.

 Logo a Vivi estava na cama, estimulando a bebê a mamar, e a placenta saiu logo em seguida. 



Parabéns Viviane pela entrega amorosa, pela tranquilidade e pela força. Parabéns Marcelo pelo apoio tranquilo e amoroso. 

Agradeço imensamente pela confiança no meu trabalho e pela alegria de estar novamente nesse momento sagrado da chegada de mais um bebê nesta linda família. 

Um grande abraço!

Vânia Doula. 😃 💖



Nenhum comentário:

Postar um comentário