Quem sou eu

Minha foto
São Carlos (cidade natal), SP, Brazil
Sou formada em Psicologia pela UFU em 1996, fiz Aprimoramento Profissional em Psicologia Hospitalar pela PUC/Camp em 1998, formação de Educadora Perinatal pelo Grupo de Apoio à Maternidade Ativa em 2004, e Curso de Extensão em Preparação Psicológica e Física para a Gestação, Parto, Puerpério e Aleitamento pela UNICAMP em 2006, onde neste mesmo ano, participei da palestra "Dando à luz em liberdade - Parto e Nascimento como Evento Familiar" com a parteira mexicana Naolí Vinaver Lopez. O que é uma doula? Uma mulher experiente que serve (ajuda)outra mulher durante o trabalho de parto e o pós-parto. Fui doula por 18 anos. Sigo agora como psicóloga atendendo em consultório particular na Vila Prado em São Carlos-SP Contato: vaniacrbezerra@yahoo.com.br (16) 99794-3566

quinta-feira, 17 de abril de 2014

Patricia e Luis Augusto recebendo Luís Felipe.

Patricia me foi apresentada pela querida Livia, já com mais de 30 semanas de gestação e buscando informações sobre doulagem. Livia é doula mas poderia ter dificuldades em atendê-la caso o TP fosse de madrugada. Assim, conversamos e Patricia me contratou para estar com ela durante seu trabalho de parto e parto. Livia também iria se o parto ocorresse durante o dia.

Começamos a preparação para o parto, com reuniões semanais na casa da sogra da Patricia, onde ela estava passando esse final da gestação. O Luis Gustavo havia sido transferido de cidade e Patricia tinha vindo para São Carlos para não ficar sozinha em casa. A proximidade da família era ótima, mas esse distanciamento físico do casal bem no final da gestação foi um pouco sofrido para ela.

Nas últimas semanas a Livia deixou a bola de fisioterapia com a Patricia, que relatou alivio nas dores lombares após o início do uso da bola.

Preparação concluída, ficamos eu e Livia a postos, esperando o dia em que Luís Felipe decidiria que era hora de nascer, o que aconteceu no dia 17/04 - quarta-feira. Patricia me ligou nas primeiras horas do dia dizendo que o TP estava começando. Foi até a maternidade para uma ausculta, viram que estava tudo bem, voltaram para casa: ela acompanhada da sogra. O marido já avisado que o bebê tinha avisado que chegaria logo, se colocou na estrada. Todos na torcida que desse tempo dele chegar.


Bem próximo das 11 da manhã Patricia me ligou novamente, pedindo que eu fosse para lá. Moramos relativamente perto, cheguei rápido. Encontrei-a no quarto, sentada na bola e balançando, calma, precisando de uma presença calma. E isso ela teve.

Liguei para a Livia, avisei que já estava com a Patricia. Pedi que a sogra dela colocasse água para esquentar para usarmos a bolsa de água quente, e voltei para o quarto.

Musica, massagem, apoio, calma, segurança. Bolsa de água quente nas costas. Balanço na bola. Descanso entre as contrações.

Livia ligou dizendo que estava vindo, perguntando se estávamos precisando de algo. Tudo estava indo muito bem, só precisávamos de mais uma presença calma. E isso ela teve.

A sogra sempre muito solícita, apesar de um pouco nervosa, ficava por ali e providenciava tudo que precisávamos. Mais água quente... um suco gostoso...

Marido chegou. Entrou no quarto enquanto ela estava tendo uma contração, ficou calmamente parado esperando passar. Quando passou, ela abriu os olhos e o viu, abriu um enorme sorriso e disse: "marido! quanto tempo que não te vejo"!

Ficaram rindo, trocando beijinhos e vendo os presentinhos que ele trouxe para o bebê. E as contrações continuaram vindo, vindo...


Então chegou a hora de irmos pra maternidade. Fui junto com ela, no banco de trás do carro, fazendo massagens durante as contrações e ajudando a relaxar nos intervalos.

Chegamos.

Chuveiro, bola, banheira, mudanças de posição, massagens, mais bolsa de água quente. e vontade de empurrar.

Ela tinha voltado para o chuveiro, estávamos ali aguardando Luís Felipe, veio uma contração, Patricia ficou de cócoras e já foi possível ver o topinho da cabeça do bebê aparecendo.

Pedi à Livia que chamasse a enfermagem, elas vieram, ligaram o berço, chamaram a equipe... ajudei Patricia sair do chuveiro e ir para a banqueta. Luis Gustavo atrás dela, apoiando e incentivando.

O médico chegou e sentou-se à frente dela. Ficamos todos apoiando e esperando. Pediatra tb chegou.

Patricia empurrando seu bebê pra fora, bebê vindo, cabecinha saindo... e o médico fala: - "tá chorando! só com a cabeça pra fora, tá chorando! calma rapaz, nem nasceu ainda"!!!!

Que cena surreal! Ficamos assim meio embasbacados!


Mais alguns segundos e ai sim. Luis Felipe veio inteiro pra esse lindo louco mundo!

Pai super emocionado. Prestei mais atenção nele enquanto Livia estava mais próxima à Patricia. Mas ele estava bem, logo voltei minha atenção pra ela novamente. Placenta veio logo. Parto terminado!

Atendimento sendo feito no bebê. Não gostei dessa parte, achei que demoraram demais para dar o bebê a ela. Bom, finalmente pararam de cutucá-lo e colocar coisas nele... e ele foi pra onde não deveria ter saído. O colo da mãe. :)

Mais familiares chegaram para conhecer o novo membro, e todos estavam bem.

Assim, eu e Livia os deixamos: felizes e juntos, agora do lado de cá da barriga.

Patricia, parabéns por ter confiado nas suas escolhas e assim ter feito a diferença no nascimento do seu filho lindo! Não posso repetir aqui as palavras de admiração proferidas pelo seu marido quando ele expressou toda sua admiração pela sua força logo após o parto. Mas posso substituir pelo seguinte: VOCÊ É NOTA 10!


Um grande abraço dessa doula que te admira muito!

Luis Augusto, não tive oportunidade de lhe conhecer, mas posso dizer o seguinte: pra quem teve pouco ou nenhum preparo para acompanhar o trabalho de parto, você se saiu muitíssimo bem. Parabéns!

Luís Felipe, seja sempre muito bem vindo! Que sua vida seja iluminada como foi o dia do seu nascimento!

Abraços!

Vânia.



Ps: Livia, muito obrigada por ter me levado a essa doulagem. Eu AMEI!

Nenhum comentário:

Postar um comentário