Quem sou eu

Minha foto
São Carlos (cidade natal), SP, Brazil
Sou formada em Psicologia pela UFU em 1996, fiz Aprimoramento Profissional em Psicologia Hospitalar pela PUC/Camp em 1998, formação de Educadora Perinatal pelo Grupo de Apoio à Maternidade Ativa em 2004, e Curso de Extensão em Preparação Psicológica e Física para a Gestação, Parto, Puerpério e Aleitamento pela UNICAMP em 2006, onde neste mesmo ano, participei da palestra "Dando à luz em liberdade - Parto e Nascimento como Evento Familiar" com a parteira mexicana Naolí Vinaver Lopez. O que é uma doula? Uma mulher experiente que serve (ajuda)outra mulher durante o trabalho de parto e o pós-parto. Fui doula por 18 anos. Sigo agora como psicóloga atendendo em consultório particular na Vila Prado em São Carlos-SP Contato: vaniacrbezerra@yahoo.com.br (16) 99794-3566

sexta-feira, 19 de fevereiro de 2010

Oficina de Preparação para o Parto

Oficina de Preparação para o Parto ATIVO

Objetivo: preparar as gestantes para um parto ativo e seus acompanhantes para ajudá-las durante o trabalho de parto.




Parto ativo: diferente do que se vê nos partos tradicionais, onde a gestante se encontra passiva à merce das orientações e intervenções médicas. Ativo no sentido de movimentar-se durante o trabalho de parto, evitando deitar-se. Ativo por incentivar posições verticalizadas, onde a mulher pode ver seu bebê nascendo, com braços livres para abraçá-lo, olhar para ele e ser vista por ele, antes de qualquer outra pessoa. Ativo para o pai que desejar estar junto e preparado, não só para assistir como para auxiliar na chegada de seu filho ao "lado de cá da barriga".



Conteúdo:


1. O que esperar do trabalho de parto.
2. Como saber a hora de ir para a maternidade.
3. A respiração durante o trabalho de parto e durante as contrações.
4. Posições para facilitar o trabalho de parto.
5. Como o acompanhante pode ajudar.





Direcionada a gestantes no último trimestre de gestação, com ou sem acompanhantes.


Dia 25/02/2010 - quinta-feira - das 19h30 às 21h30.

Local: Espaço Shanti - Rua Tiradentes, 469 Vl Elizabeth (próximo ao Tiro de Guerra) Tel: 3411-1089





Investimento: R$50,00 (1 acompanhante não paga - se desejar levar 2 acompanhantes o segundo tem 50% de desconto)



O acompanhante pode ser o pai do bebê, ou sua mãe, sua irmã ou sua melhor amiga... Qualquer pessoa que estiver disposta a te ajudar, e com quem você se sinta completamente à vontade).




Vagas limitadas. Somente com Inscrições Antecipadas: enviar e-mail para vaniacrbezerra@yahoo.com.br , ou pelos telefones: 3375-1648 e 9794-3566.





Facilitadoras:



Vânia C. R. Bezerra (CRP 06/51759). Formada pela Universidade Federal de Uberlândia em 1996, com Aprimoramento Profissional em Psicologia Clínica Hospitalar pela PUC Campinas em 1998. Educadora Perinatal (cursos para gestantes) formada pela Grupo de Apoio à Maternidade Ativa em 2004. Curso de Extensão em Preparação Psicológica e Física para a Gestação, Parto, Puerpério e Aleitamento pela Faculdade de Ciências Médicas da UNICAMP em 2006. Oferece cursos para gestantes, acompanhando partos como doula desde 2004.



Katrina Amber Yoko Steele - terapeuta ocupacional atuando na área de neuropediatria e desenvolvimento infantil ( UFSCar -SP), terapeuta corporal de yoga massagem ayurvédica e shantala, e professora de yoga para gestantes, yoga pós natal, yoga para bebês e yoga para portadores de necessidades especiais do estúdio SHANTI em São Carlos - SP desde 2003.

3 comentários:

  1. Oi Vânia! Quero muito participar desta oficina, mas não moro em São Carlos.
    Será que vão ocorrer outras em final de semana?
    Estou de 22 semanas, ainda tem tempo.

    ResponderExcluir
  2. Olá Helo!
    Sem dúvida, podemos planejar uma oficina para acontecer em um sábado à tarde. Provavelmente a próxima oficina será em maio, e aí vocês vem.

    Beijos!

    ResponderExcluir
  3. Que bom, Vânia! Fico muito feliz!
    Ficarei ligada aqui pra conferir a data.
    Em maio será ótimo, a previsão do meu parto é 24/6.
    Obrigada!
    Ah! Se vc tiver por hábito enviar emails divulgando estes eventos podes cadastrar o meu: helogoudel@yahoo.com.br.
    Caso contrário eu vejo por aqui mesmo, afinal adoro o seu blog!
    Bjos

    ResponderExcluir